Banner Logomarca

 

Home | Mapa do site | Fale Conosco

 

--------------------

 

Árvores Urbanas do DF

 
 
 
 
 ● Espécies Exóticas
 
 ● Frutíferas Comestíveis
 
 ● Espécies no Lugar Errado
 
 ● Leis Ambientais
 
 ● Links Úteis
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ipê-Branco - (Espécie Nativa)

 

Ipê-Branco

Tabebuia roseoalba (Ridley) Sandwith

 

Sinonímia: Bignonia roseo-alba Ridl., Tecoma odontodiscus Bur. Et K. Sch, Tecoma piutinga (Pilg.) Sand., Tecoma papyrophloios K. Sch., Tabebuia papyrophloios (K. Sch.) Melc., Handroanathus roso-albus (Ridl.) Mattos.

 

Família: Bignoniaceae

 

Nomes comuns: Ipê-branco, Ipê-branco do cerrado, pau d’arco-branco,ipê-rosa.

 

Floração: para que suas flores encham de beleza as linhas da cidade, a árvore fica completamente despida de suas folhas. Desabrocham entre os meses de agosto a outubro, podendo apresentar mais de uma floração, com uma mais intensa.

 

Frutificação:  o fruto, que é uma cápsula seca acinzentada com muitas sementes albas, encontram-se maduros no período de agosto a novembro.

 

Fitofisionomia: Matas Ciliares e Mata Seca no Distrito Federal.

 

Características gerais:

            O Ipê-branco é uma árvore de beleza exuberante, tanto por suas flores relativamente grandes e albas, quanto por sua folhagem de coloração verde azulada. Além de suas qualidades ornamentais, sua copa alongada e seu porte não tão grande faz com que seja muito utilizada no paisagismo em ruas estritas ou largas, parques, bosques ou jardins residenciais. É uma árvore nativa dos biomas Cerrado e Pantanal, e apresenta boa adaptação a terrenos secos e pedregosos, apresentando grande utilidade na recuperação de áreas degradadas. Sua madeira pesada, macia e lustrosa apresenta ótima durabilidade, sendo utilizada na construção civil, especialmente para acabamentos internos. Com tantas características especiais, assim como as outras espécies de ipê, a Tabebuia roseoalba é tombada como Patrimônio Ecológico do Distrito Federal.

 

 

 

Ipê-Branco  
     
     
 

Ipê-Branco - folhas

 
     
     
 

Ipê-Branco - Flores

 
         
         
 

Ipê-Branco - tronco, caule

 

Ipê-Branco

 
         
         
 

 

     
 

Fontes:

 

ALENCAR, F. O. C. C. et al. “Arborização Urbana no Distrito Federal: história e espécies do cerrado” – Brasília: Novacap, 2008. 387 p. : il. color.

 

Lohmann, L.G. 2010. Bignoniaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB114338 , acessado em 03 de novembro de 2010.

 

LORENZI, H. Árvores Brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992. 352 p.

 

 

       
 
--------------------------------

Melhor visualizado com Internet Explorer 8.0 - Firefox  3.6 Google Chrome 6.0 ou  posteriores

Resolução  de 1024 x 768 32 Bits de cores

Webmaster:

Ivison Ramos

Logomarca

 
Home | Espécies Exóticas | Frutíferas Comestíveis | Espécies Lugar Errado | Leis Ambientais | Links Úteis | Fale Conosco